0

A subtil Arte de Te colocares sempre em Último


É uma arte praticada sobretudo pelas mulheres, muitas vezes sem sequer termos consciência de que nos tornamos eximias nela! Caso te reconheças nos próximos pontos e queiras passar a colocar-te em primeiro lugar na lista de prioridades da tua própria vida (pelo menos de vez em quando) é só inverter estes conselhos e começar… já! 

✔︎Organiza o teu tempo colocando sempre o bem comum como prioridade.  
Em segundo lugar pode vir o bem dos outros. Que não falte (nunca!) sopa, fruta, calções de banho que sirvam, iogurtes líquidos, fraldas e toalhetes. Mas há coisas que podem faltar durante dias seguidos até que te permitas a tê-las: o teu desmaquilhante, uma hora para ires à ginástica, meia hora para meditares ou ler, o cuidado com o teu cabelo, aquele livro que querias muito ler. 

✔︎Nunca delegues porque "Tu Consegues"!  
Não é difícil, basta nunca colocar um limite, esperar que os outros ofereçam “ajuda”, não esperar pelo timing dos outros para fazer o que conseguem fazer e não deixar as coisas não tão importantes esperar. Não convocar uma conversa em família para clarificar responsabilidades de cada um, não deixar cada um viver as consequências das suas ações ou não-ações, não comunicar de forma clara o que queres. 

✔︎Encarna a Perfeição 
Acredita que é sempre possível fazer mais e melhor, e o mais perto  que existe de  se ser Super Homem é ser Mulher. Temperar o assado com uma mão e com a outra responder aos emails, embalar a bebé com um braço e com o outro fazer a cama, responder a uma pergunta existencial com um lado do cérebro e com o outro cantar a música do panda. Ser sempre sexy, gira e boa profissional, não ter vestígios de celulite ou brancas à vista  ou relatórios em atraso. Ser uma mãe extremosa ( e calma) , uma amante fogosa, uma filha dedicada e presente e uma amiga que vai a todas. Pouco importa se sobra pouco tempo para seres apenas TU. 

✔︎Nunca estejas (apenas) no Aqui e Agora 
Planeia  e controla senão o futuro vai fugir-te das mãos ( vai fugir na mesma mas assim achas que não!) Enquanto estendes a roupa preocupa-te com a palestra que vais dar, enquanto fazes o jantar começa a pensar na mala das férias da família inteira. Não te permitas a não cumprir o plano, exige dos que te rodeiam que façam tudo exatamente como tu tinhas previsto, não reserves tempo para sossegar, deixar estar, confiar na vida porque se baixas a guarda … tudo vai desmoronar!!  Deixa o passado vir com as suas histórias, medos, palavras críticas envenenar cada momento novo que cada dia te oferece, é sempre mais sensato dar ouvidos à experiência. Procura manter as mãos, o coração e o cérebro cada um no seu assunto porque assim te tornarás a rainha do multitasking  -  o que não traz muitos benefícios à saude mas enche-nos o ego. 

✔︎Diz não à Paixão! 
Guarda as tarefas que te agradam, que te animam, que te recarregam as baterias em vez de te deixar sem energia, para o fim do dia, ou para o fim da semana, ou para o fim do ano, ou para o fim… da vida. Faz sempre em primeiro - e até que se esgotem - as coisas chatas, aborrecidas, aquelas que tens de fazer, que devem ser feitas ( se os outros, a sociedade,  a senhora daquele blog ou a voz da tua mãe, dizem que é assim é porque…. deve ser.) 

✔︎Nunca ouças a voz do coração 
A voz do coração, da intuição corre muitos riscos. Raramente vai pelo caminho seguro ou certo. Vai dizer-te , muitas vezes, para parar, para não fazer mais isso ou estar mais aí. Vai dizer-te para calares o ruído das preocupações e para parares de pensar e desfrutares apenas do momento, ouvir aquela música de olhos fechados e deixar queimar o refogado, parar para tirar fotografias pelo caminho sem saber que horas são, respirar mais devagar e isso pode fazer-te tropeçar na roda do hamster que não abranda a velocidade. O Coração não te leva a lado nenhum. Ouve antes essa voz interior que te critica, que nunca está satisfeita, que acha que podes sempre fazer mais um pouco, melhor, que nunca és suficiente, essa sim vai manter-te no caminho certo do piloto automático, que, como toda a gente sabe, é a melhor forma de ir pela  monótona auto-estrada da vida sem questionar se haverá caminhos alternativos, com curvas e contra curvas,  é certo, mas onde a tua atenção plena é necessária  e as paisagens deslumbrantes. ♡

originalmente publicado em osuavemilagre.com