0

DIY | A Noite mais Assustadora do Ano


Quando era miúda no dia de finados costumava ir de porta em porta pedir pão por Deus, as pessoas ofereciam-me frutos secos e broas de erva-doce. Hoje em dia tudo é diferente, as crianças vão para a escola mascaradas de bruxas ou vampiros, à noite percorrem a sua rua a pedir doces e quem não der sujeita-se a uma travessura. 

Deixo aqui quatro sugestões DIY para esta época do ano. 


Sugestão para mesa de Halloween 
Sendo um dia tão popular, houve um ano em que convidei umas amiguinhas da minha filha para um jantar com direito a menu a rigor: Sopa arrepiante, asas de morcego, miolos de sapo com massa fantasmagórica e gelatina de almas penadas. E para criar um ambiente digno de uma noite verdadeiramente assustadora decorei a sala e a mesa com a temática do Halloween. As bruxinhas adoraram. E o que precisei: Copos laranjas de plástico: Fiz um molde em cartolina com umas asas de morcego e uns dentes e colei nos copos, comprei os olhos e colei nos copos. Pratos de sopa laranjas de plástico: Furei de uma lado ao outro os pratos e trespassei um ramo de árvore e colei em papel o desenho de uma extremidade de vassoura. Pratos rasos laranjas de papel: Com um furador de papel fiz furos nos cantos (ver na foto) e coloquei uns arames felpudos a imitar umas patas e uns olhos (iguais aos dos copos) para criar uma aranha. Talheres pretos de plástico: Uni-os com uma fita e colei um desenho de chapéu de bruxa. Cones para as pipocas: Papel alusivo à temática e enrolei em forma de cone. Bandeirolas do bolo: Cortei pequenas bandeirinhas em tons de laranja, branco e preto, uni-as num cordel e arranjei dois espetos de madeira. As botas da bruxa: Recortei e cole-as nuns palitos e espetei no bolo. Grinalda de abóboras: É um conjunto de abóboras de plástico para colocar velas. Uni-as com fita e colei na parede (sem as velas). Caldeirão: Encontra-se facilmente em lojas. O morcego é feito em cartolina roxa e colado com uma fita à volta. Jack Lanterna: uma abóbora verdadeira esculpida como se vê nos filmes. 



Sugestão para decorar abóboras 
A minha bruxinha arranjou novos amigos. O Edwiges, o mocho e o Voldemort, o gato. Quando faz a suas poções mágicas eles estão sempre por perto. Eram bichinhos de verdade, mas num acesso de fúria foram transformados em abóboras E o que precisou para transformá-los: 2 abóboras (de tamanhos diferentes); Moldes (encontram no blog); Feltros Mocho: castanho, preto, creme, laranja, amarelo. Gato: preto, cinzento, amarelo, rosa e branco; Tinta acrílica preta; Olhos de plástico; Cola quente; Tesoura, lápis branco, caneta e pincel; Arame. É só seguir as instruções do link (http://porquegosto1.blogspot.com/2017/10/a-bruxinha-o-mocho-e-o-gato-preto.html) e o resultado é muito divertido. A minha filha e as amigas adoraram participar nesta atividade. 


Sugestão para decorar rolos de papel higiénico 
Os rolos de papel são ótimos para fazer monstrinhos de Halloween. A múmia, o morcego, o Frankenstein, a bruxa e o Jack são os meus preferidos. A vantagem dos rolos é que podemos colocar no seu interior doces e oferecer aos amigos. E para os fazer precisei: Rolos de papel higiénico (parte do cartão); Tintas acrílicas (cor preta, verde, salmão e laranja); Olhos de plástico; Cartolinas (cor preta, verde, laranja, roxo e branco); Lápis branco, marcador preto, tesoura, pincéis, cola e tiras de papel higiénico; Molde (encontram no blog). Pintei os rolos, um de cada cor. Imprimi, recortei os moldes e contornei-os nas cartolinas correspondentes e colei nos rolos respetivos. Colei os olhos e com o marcador preto desenhei bocas e nariz. A múmia foi o único rolo que não pintei, mas enrolei a tira de papel higiénico. 


Sugestão de máscara para celebrar o “Dia de los Muertos” 
Quem disse que o Halloween é só para os mais novos? Os adultos também gostam de se divertir e por isso fiz a minha própria máscara. E precisei de: Máscara branca de papel; Guaches; Canetas de feltro; Brilhantes autocolantes (vermelhos e azuis); Flores de plástico (rosas vermelhas e amarelas); Cola quente; Bandolete (pode ser de plástico) e Molas Inspirei-me nas máscaras mexicanas que celebram o dia dos mortos e decorei a minha como vêm na imagem.