0

Meatless Mondays ou as segundas sem carne



Nem todos somos ou temos tendência para ser vegetarianos. Há quem sinta saudades de um bom bife e há quem não sinta vontade nenhuma de comer carne. No meu caso pessoal, fui vegetariana durante alguns anos, outros só comi peixe e ovos e quando engravidei do meu primeiro filho tive que deixar de ser vegetariana pois sentia mesmo muita vontade de comer carne…
Há, no entanto, mesmo para os carnívoros do planeta, maneiras de introduzir a alimentação vegetariana numa família. Hoje, falamos de um projeto, já com 15 anos, intitulado de Meatless Monday. A ideia era simples e consistia em incentivar as pessoas a evitarem o consumo de carne, uma vez por semana.
Este movimento tem tido um grande impacto a nível mundial e já chegou a 40 países. Cá em Portugal, temos as 2ªs Sem Carne, já com site, onde podemos encontrar receitas para começarmos a mudar a nossa dieta.
Cá em casa, não consigo tornar os meus filhos, nem o meu marido em vegetarianos. No entanto, graças às 2ªs Sem Carne foi possível começarmos a introduzir refeições vegetarianas em casa. Depois de explicar o conceito e a importância que este projeto tinha para mim, foi possível introduzir uma refeição vegetariana por semana…
Passado cerca de 8 anos, já temos uma refeição vegetariana a cada dois/ três dias mas não foi, não é um processo fácil. Há sempre alguém que não gosta e já experimentámos de tudo, nuggets, hambúrgueres, almondegas, vegetais salteados. Os pratos vencedores, cá em casa, são a feijoada, cogumelos salteados com espinafres, canelloni, lasanha e piza. Conseguem ver uma semelhança?

Fica aqui o desafio para todas as mães… Vamos tentar tornar um dia, por semana, no dia vegetariano e experimentar. Bom apetite!