0

20 Novembro 2018 | Dia Nacional do Pijama

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em actividades educativas e divertidas até regressarem a casa. 
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de Novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de actividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama que foi criada em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.
A Mundos de Vida, pioneira no desenvolvimento do acolhimento familiar, no nosso país, já acolheu 118 crianças em famílias de acolhimento de qualidade que tem vindo, anualmente, a captar através do seu programa “Procuram-se Abraços”. 


Também é possível contribuir para a causa comprando artigos na Loja dos Abraços, todos os anos é lançado um livro para assinalar o Dia Nacional do Pijama, o deste ano chama-se A Pedra Falante.