0

Como explicar às crianças o verdadeiro significado do Natal


Para a maioria das crianças o Natal é somente um sinónimo de receber prendas, mas cabe-nos a nós pais ensinar-lhes o verdadeiro significado do Natal, pois só assim vão aprender e viver o verdadeiro espírito do Natal.

- Envolvimento
Envolver as crianças em todas as actividades da quadra natalícia, como fazer a árvore de Natal, montar o presépio, decorar a casa. Deixar que aos poucos o espírito natalício se instale no seio da vossas casas.

- Calendário do advento 
Estes calendários fazem a contagem decrescente de 1 a 24 de Dezembro e são uma óptima oportunidade para lhes irmos falando do Natal e da importância desta quadra. Podem optar pelos calendários pré-comprados que escondem um chocolate por de trás de cada porta ou então criar o vosso próprio calendário do advento com pequenas mensagens.

- Prendas 
Limitar a quantidade de prendas que oferecem às crianças, afinal o menino Jesus quando nasceu recebeu 3 presentes dos reis Magos. E incentivar os mais pequenos a confeccionarem os presentes de Natal que gostariam de oferecer, em vez de os comprar. É uma excelente maneira de lhes mostrar que não é o valor monetário o que mais interessa, mas sim a intenção. Poupa-se no dinheiro gasto em presentes e ganha-se em dedicação e carinho.

- Música
Ouçam e cantem em conjunto muitas músicas de Natal, para além de ser super divertido, muitas das músicas têm mensagens fundamentais sobre a magia da quadra natalícia.

- Família
Aproveitem a época festiva e façam muitas actividades em família, vão ao jardim, façam uma tarde de jogos, visitem os familiares mais próximos, desfrutem de tempo de qualidade juntos.

- Exemplo
Ser um exemplo do que lhes queremos transmitir é fundamental! Se deixarmos que consumismo da época nos domine, o mais certo é as crianças interiorizarem esses mesmos valores. Se, por outro lado, vivermos esta época de forma descontraída, em família, recordando velhas tradições ou incutindo novas, vai ensinar-lhes que o espírito de Natal está assente no amor e na entrega ao próximo, não na quantidade de prendas que têm debaixo da árvore.

Feliz Natal!!! 

Se gostou deste artigo guarde-o no Pinterest 

Photo by Josh Willink from Pexels