0

Decorações de Natal fáceis de fazer em casa


Adoro o Natal, as luzes, o bolo-rei, o bacalhau, as tradições e sobretudo a decoração da mesa e da árvore. Aqui em casa todos anos faço questão de haver novos adereços natalícios feitos por mim. E para quem gosta de diy seguem 3 sugestões para as nossas casas ficarem mais festivas.

COROA DE POMPONS:
Natal não é Natal sem uma bonita coroa na porta e este ano resolvi ser eu a fazê-la.
E para isso precisei de: Lãs (várias cores); Molde para pompons (comprei na Tiger, são baratos e vem com três tamanhos); Pinhas pequenas; Lata de spray com tinta cor de laranja; Cogumelos de Natal (comprei na Tiger); Corça (no Leroy Merlin); Coroa de esferovite; Cola quente e fita dourada.
Comecei pelos pompons. A própria embalagem dos moldes trás as instruções de como devem ser feitos e fazer os necessários para cobrir toda a coroa de esferovite. Pintei as pinhas com a tinta cor de laranja e deixei secar. Colei com cola quente os pompons na coroa e as pinhas. Espetei os cogumelos na coroa (vêm com arame). Na parte de trás colei a fita dourada, que vai ser usada para pendurar na porta. Com cola quente colei a corça na parte que vai ficar voltada para cima. Ainda fiz umas tranças com lã e colei na parte debaixo da coroa.

O Natal está a chegar e a árvore temos de enfeitar. O Fimo é uma pasta de modelar com a consistência da plasticina, quando é cozida no forno torna-se rija, ficando aborrachada. Estas pastas arranjei na Papelaria Fernandes, em Lisboa, mas há sites que vendem online.
E o que precisei: Pasta para modelar (Fimo), várias cores; Rolo para esticar; Cortante de bolachas em forma de árvore; Verniz (da marca Fimo); Pincel; Marcador dourado e Cordel.
Comecei por juntar duas cores de pasta e com o rolo estiquei a massa.  Dando sempre uma volta à medida que for esticando de forma as duas cores fundirem-se uma na outra. Quando a massa ficou esticada usei o cortante da árvore. Repliquei este processo em todas as massas de modelar. Com a ajuda de um pau fiz um pequeno buraco na parte de cima da árvore. Coloquei as árvores num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Foi ao forno a 100ºC por 30 minutos. Passado esse tempo retirei do forno e deixei arrefecer. Pincelei as árvores com o verniz e deixei secar. Com o marcador dourado desenhei pequenos triângulos nas árvores, no final passei o cordel pelo furo. Agora quando montar a árvore estes adereços vão lá estar.



PAPEL DE EMBRULHO:
Gosto de prendas e de papéis de embrulho originais. Cansada do papel dos hipermercados resolvi fazer um personalizado. Um DIY onde as crianças também podem ajudar.
E só precisei de: Rolo de papel para desenho (este comprei no IKEA e dá para muitos embrulhos); Batatas grandes; Guaches de várias cores e pincéis; Cortante com forma de estrela e cartolina amarela; Faca de cozinha e Cola.

Cortei as batatas em forma de árvore com uma faca. Vão servir de carimbos. Com os guaches pincelei as "árvores". Usei uma batata para cada cor. Depois estampei no rolo de papel. Usei o cortante para fazer as estrelas amarelas e colei no topo de algumas árvores e deixei secar. Simples e original.

Feliz Natal!!!

Se gostou deste artigo guarde-o no Pinterest