0

Entrevista | Maria João Galveia



A Maria João tem 35 anos, vive em Cascais com o marido e com o filho Francisco que tem 6 anos.
Profissionalmente começou na área de RH como consultora de sistemas e quando esteve a viver em Inglaterra deu aulas de Português a estrangeiros. Em 2014 regressou a Portugal e criou a Party Lovers.

O que os outros dizem sobre si?
Bem, não serei a pessoa mais indicada para responder a essa pergunta (risos)

Algo que ninguém ou poucas pessoas sabem sobre si?
Tenho um irmão gémeo, que obviamente, faz anos no mesmo dia no dia 9 de Dezembro. O meu marido faz anos dia 10 e o meu filho dia 11 de Dezembro. Como é que eu não podia gostar de festas? 

Hobbies?
Viajar, correr e fit-boxe. 

Livro ou cinema?
Gosto muito das duas coisas, mas acabo por ver mais séries da netflix do que filmes. E agora que o meu filho já exige um pouco menos de atenção nas férias, estou a conseguir voltar aos livros.

Praia ou campo?
Praia, sem dúvida

O que mais lhe dá prazer?
Tenho uma profissão que me dá muito prazer, fazer uma  festa e ver o resultado final depois de dias de trabalho deixa-me sempre muito satisfeita e orgulhosa. A nível pessoal são as férias em família.

O seu maior sonho?
Em termos de negócio é ter o meu próprio espaço onde faça as minhas festas. 

O que a maternidade mudou em si?
Com a maternidade, voltei a apreciar as coisas mais simples da vida. Vivenciamos as coisas dos nossos filhos pela primeira vez e tudo é novidade.  Quando vemos o primeiro sorriso, ouvimos a primeira palavra, vemos a dar os primeiros passos, são momentos mágicos que voltámos a apreciar. 

Qual o maior desafio de ser Mãe?
O maior desafio de ser mãe é sem dúvida a educação do nosso filho. Por vezes, é muito mais fácil dizer sim do que não, mas a facilidade é uma factura que se paga mais tarde. 

A que se deve o nome Party Lovers?
O nome reflecte o gosto pelas festas, pelos momentos de descontração entre família e amigos, a apreciar o convívio, as conversas, a partilha e claro, a comida e as decorações da Party Lovers.

O que é a Party Lovers?
A Party Lovers dedica-se à organização, planeamento e produção de festas como aniversários de crianças, baby shower, despedidas de solteira e batizados, eventos de família e eventos corporativos como coffee breaks. Fazemos a montagem da festa no local pretendido na zona de Cascais e grande Lisboa.

Como e quando nasceu a Party Lovers?
Estive em Inglaterra quase 6 anos e lá tirei uma pós gradução de gestão de projectos. Quando voltei para Portugal decidi montar a minha própria empresa porque junta a parte criativa  à decoração e à gestão de projetos. 

O que motivou o nascimento da Party Lovers?
Quando voltei para Portugal  em 2014 o país estava a sair da crise e não era muito fácil voltar ao mercado de trabalho na minha área. Por isso, identifiquei essa oportunidade no mercado fazendo o que gostava, tendo a minha própria empresa. 

A maternidade teve alguma influência na criação do seu projecto?
Sim claro. Este negócio permite-me estar mais presente na vida do meu filho e gerir a minha agenda. Em termos de criatividade, ser mãe de um menino significa também um admirável mundo novo com piratas, dinossauros e outras personagens que vieram a fazer parte do meu imaginário. 

Como concilia a vida profissional como a vida pessoal? 
Durante a semana tenho uma agenda mais disponível e isso permite-me ter tempo para estar com o meu filho e com o meu marido. Ao fim-de-semana tenho menos tempo, mas é compensado pelo tempo que tenho durante a semana.

Como tem evoluído o seu negócio?
Tem evoluído bastante bem. Tenho clientes que estão a repetir festas comigo e a recomendá-los aos amigos e isso significa que gostaram do trabalho. 

O que mais gosta do seu negócio?
O que mais gosto no meu negócio é a constante renovação.  Mesmo quando me pedem temas repetidos, a abordagem é sempre diferente. É um trabalho em que a criatividade é sempre posta à prova e eu gosto disso.

Se voltasse atrás faria tudo de novo ou alteraria alguma coisa, das suas opções e escolhas profissionais?
Todas as experiências e vivências fazem de mim o que sou hoje.  Por exemplo, o facto de ter vivido num país diferente em que a festas são tão diferentes das portuguesas, também me influenciou. Guardo na memória os picnics lindíssimos que vi em Henley nas regatas e que servem de inspiração para os meus. 

Perspectivas do seu negócio para o futuro?
Melhorar a cada dia, estudar e desenvolver novas técnicas. A melhor maneira de desenvolver é ver o que de melhor se faz no mundo na área de decoração de eventos, conhecer as tendências e dentro disso manter o nosso estilo e identidade. Por exemplo, regressei das últimas férias, ao Brasil, com uma receita de brigadeiros de limão que nunca vi em Portugal e é uma delícia, refrescante e obviamente, é um exclusivo Party Lovers.

Perspectivas pessoais para o futuro?
Conseguir manter a harmonia e equilíbrio entre o lado familiar e profissional, ter tempo para o meu filho e para o meu marido e continuarmos a viajar em família sempre que conseguirmos.

Como divulga a Party Lovers?
A melhor divulgação do negócio é sempre a recomendação dos clientes que fizeram festas connosco e muitos dos novos clientes vem dessa forma, o que é muito gratificante. Também tenho uma página no facebook, site e instagram onde vou divulgando os meus trabalhos. Os meios digitais são imprescindíveis na promoção e comunicação com os clientes.

O que diferencia a Party Lovers dos restantes negócios semelhantes no mercado?
A Party Lovers é uma empresa que se diferencia por fazer festas com os sabores antigamente, mas com um visual mais moderno, temático e apelativo. Há muitas empresas a fazer mesas de charme, muito estilizadas com imenso cake design mas os sabores desiludem. Nós fazemos o caminho inverso, voltámos às origens e às sobremesas de antigamente, porque acreditamos que o sabor é tão importante como a parte estética. Nas nossas festas poderá encontrar o bolo de chocolate, o salame, os pães de leite e as mousses, como havia na nossa infância. Essa é a nossa grande diferença e nossa identidade. 
Também temos tido pedidos de festas mais saudáveis onde provamos que é possível ter uma festa bonita, temática e ao mesmo tempo, com muito menos açúcar. 

Mensagem para quem ainda não conheça o seu projecto/negócio.
Venha conhecer-nos e fazer uma festa connosco. Não se vai arrepender!

Objectivos para o futuro?
Melhorar a cada dia para apresentar festas diferentes e sempre criativas, bonitas e sempre cheias de sabor. Apostar nos eventos corporativos e na organização de eventos de maiores escala. 

Um conselho para quem tem um projecto de negócio na gaveta?


As pessoas que começam os novos negócios devem estar preparadas para os primeiros anos em que é particularmente desafiante. Por vezes, os resultados do esforço demoram a aparecer e podem causar alguma frustração. Passando essa fase, tudo fica mais fácil e o negócio começa a fluir e os resultados a aparecer. Mas é preciso arriscar, manter disciplina na estratégia do projecto e claro, apostar na qualidade. A sorte favorece os audazes. 


Pode acompanhar a Party Lovers nas redes sociais
Facebook - aqui
Instagram - aqui
Site - aqui



Obrigada Maria João, pela partilha.