0

Quais os profissionais que podem acompanhar a gravidez

Acabou de confirmar que se tornou oficialmente uma futura mamã, parabéns, uma das suas primeiras tarefas é seleccionar o ou os profissionais que a irão acompanhar na gravidez. A pessoa que escolher será o seu guia e referência ao longo das 40 semanas de gravidez, a pessoa que a vai ensinar, tranquilizar, apoiar e encorajar, daí a importância que tem esta escolha! 
Existem várias opções e são essas opções que lhe vamos apresentar de seguida, salientamos que este artigo é meramente informativo e que deverá tomar a decisão em conjunto com o pai do bebé e em consciência com o que pretendem.

Quais os profissionais que podem acompanhar a gravidez:

Ginecologista Obstetra
Um ginecologista obstetra é o profissional que à partida está mais preparado para acompanhar a gravidez, e com este profissional terá acesso imediato e completo a todos os procedimentos, exames, medicamentos, etc. Este profissional pode inclusivé efetuar o parto.

Médico de Família
Este profissional é qualificado para proporcionar cuidados de saúde gerais a mulheres, homens e crianças. Tem alguma formação em Obstetrícia e geralmente não acompanha gravidezes de risco, que terão de ser avaliadas em contexto hospitalar e por um ginecologista obstetra.

Doula 

A Doula acompanha a Mãe durante a gravidez e o parto, mas não executa procedimentos médicos. Durante a gestação a Doula fornece informações baseadas em evidências para evitar procedimento cirúrgicos desnecessárias, proporcionar uma experiência positiva do parto e reforçar o vínculo mãe/bebé. No momento do parto dão apoio físico e emocional à mulher em trabalho de parto e são figuras importantes para um parto fisiológico, natural e humanizado.

Parteira
Esta profissional geralmente só intervém no momento do parto. Pode ser uma Enfermeira Obstétrica, uma enfermeira com especialização em Obstetrícia e dotada de mais conhecimentos técnicos especializados. Ou ainda uma pessoa que não é formada em enfermagem mas com qualificações necessárias como parteira. 


Estas são algumas das informações básicas que podem ser usadas para seleccionar o ou os profissionais que a podem acompanhar na gravidez. Não podemos também esquecer que esses profissionais têm de ser alguém com quem haja empatia, em quem se confie e que transmita serenidade.

Que seja uma feliz jornada nas próximas 40 semanas! 

Para saber como seleccionar os profissionais que podem acompanhar a gravidez guarde este Artigo no Pinterest




Refª Grávida livro de instruções | Informação essencial, dicas e conselhos para futuros pais | Sarah Jordan e Dr. David Ufberg | Arte Plural Edições | 1ª Edição | Abril 2009