0

Entrevista | Luísa Vicente



A Luisa Vicente tem 38 anos, é casada com o homem Aranha, tem 2 filhos, a Matilde com 12 anos e o Santiago com 7 anos. Vivem no Montijo e o seu super poder é ser mãe-empresária-cozinheira-atleta! É uma miúda que cresceu no campo a trepar às árvores e a brincar com a bicharada. A vida obrigou-a a crescer rápido e com 17 anos foi viver sozinha para Lisboa, estudava e trabalhava em simultâneo, sempre foi muito curiosa e sedenta de aprender, e desafios sempre foram o seu combustível... fez formação em várias áreas, gestão de recursos humanos, organização de eventos e relações públicas, merchandising, marketing e publicidade... foi viver para o Porto, ficou por lá quase 10 anos...trabalhou em várias empresas, mas foi na indústria farmacêutica que ancorou e acreditou que seria para a vida toda... voltou ao Montijo em 2009 com o objetivo de ganhar raízes!

O que os outros dizem sobre si?
Chamam-me vários nomes... general (hahahaha), força da natureza, guerreira... e outros que prefiro não saber...

Algo que ninguém ou poucas pessoas sabem sobre si?
Poucas pessoas das que me conhecem e lidam comigo no atual registo de vida sabem que tirei um curso de manequim e trabalhei nessa área durante alguns anos... fiz desfiles, produções de moda, fui assistente em programas de televisão e fui muito feliz nesse tempo!

Hobbies?
Crossfit!

Livro ou cinema?
Livros de culinária!

Praia ou campo?
Sol!

O que mais lhe dá prazer?
Estar sentada à mesa a comer e a beber com a família e amigos.

O seu maior sonho?
Chegar aos 50 anos e não ter que trabalhar mais (hahahaha) e ir com o meu homem Aranha viajar pelo mundo fora sem constrangimentos!

O que a maternidade mudou em si?
Mudou tudo! No dia que soube que estava grávida da minha filha, dia 24 de Janeiro de 2006, a minha forma de estar neste mundo mudou! A vida passou a ter um sentido e significado diferentes! Comecei a ter muito mais cuidado comigo, comecei a ter medo de andar de avião, comecei a ter medo de falhar, medo de morrer... Ser mãe fez-me sair da zona de conforto e ultrapassar todos os limites emocionais e físicos. Ser mãe tornou-me num ser maior e mais capaz!


Qual o maior desafio de ser Mãe?
É ter todas as dúvidas e incertezas do mundo e ter de tomar decisões e agir como se estivesse tudo sob controle!
É dizer-lhes que sei que “aquilo” é exatamente o melhor para eles, e ter que aguardar anos, na esperança que um dia venham ter comigo e dizerem: “tinhas razão Mãe!”
É estar cheia de medo e dizer: “vai correr tudo bem”.

Qual o nome do seu, ou melhor, dos seus negócios?
Cantina dos sabores e Santagula.

A que se devem esses nomes?
A Cantina dos sabores é um pronto-a-comer, comida mediterranica reinventada, saudável mas cheia de sabores... a comida é levada à mesa em tabuleiros, como nas cantinas...
O Santagula também é um pronto-a-comer mas num registo de comida ainda mais saudável e vegetariana... Santagula porque comer bem não é pecado!

O que motivou o nascimento do projecto?
Foi a necessidade de ter controlo na minha vida para poder estar presente na vida dos meus filhos!

Porquê um negócio relacionado com comida?
Durante grande parte da minha vida, tive de almoçar em restaurantes, sozinha. E raramente encontrava espaços em que me sentisse bem, com comida saborosa e saudável e com um preço acessível. O meu primeiro restaurante surgiu neste contexto, criar um espaço onde eu gostasse de almoçar todos os dias! A minha maior preocupação é criar pratos equilibrados nutricionalmente e apetecíveis. Preocupo-me bastante com a alimentação e com um estilo de vida saudável! Acredito que somos aquilo que comemos, por isso as escolhas alimentares são muito importantes, mas também gosto muito de comer, é um dos meus maiores prazeres! Por isso o meu grande objetivo com este meu projeto, sempre foi ajudar os meus clientes a terem uma alimentação saudável e prazerosa! Ambiciono que o meu negócio seja visto como um projeto de nutrição em vez de um restaurante!

Como e quando nasceu o negócio?
Quando engravidei do meu segundo filho, percebi que precisava de mais liberdade, precisava de controlar os meus horários, a minha vida... mas o meu trabalho era muito exigente, trabalhava há 10 anos na indústria farmacêutica, tinha excelentes condições... mas passava muito tempo fora, não tinha horários, andava sempre sob pressão, as exigências dos objetivos eram enormes... sentia-me a falhar, tanto profissionalmente como pessoalmente, como mãe... estava a envenenar-me diariamente... estava quase a sufocar... fiquei de baixa às 32 semanas e comprei uma Bimby... cozinhava durante todo o dia, precisava de me manter ocupada. Rapidamente percebi que aquela era a minha praia, cozinhar fazia-me plenamente feliz! Mas de repente surgiu outro problema, não tinha bocas suficientes em casa para comer tanta comida... Durante a licença de maternidade fiz várias formações na área da cozinha e do cake design... cheguei ao fim da internet para conhecer todos os blogues e sites ligados à alimentação, comprei toneladas de livros de culinária... e criar receitas saudáveis tornou-se o meu vício... e a ideia de voltar a trabalhar aterrorizava-me! Comecei a criar um plano! E tudo fazia sentido para mim... tinha a certeza absoluta que queria abrir um restaurante! A família achou que eu estava louca, ou com uma depressão pós parto... Ninguém me apoiou, mas também ninguém me travou! E assim aconteceu... em setembro de 2012 abri o meu primeiro restaurante, um negócio feito à minha medida! O primeiro ano foi duríssimo, implementar um conceito diferente tem vantagens e desvantagens, felizmente consegui chegar ao meu target rapidamente, e os clientes satisfeitos foram trazendo outros clientes... Fui crescendo devagarinho e de uma forma muito sustentada. O Santagula surgiu no segundo ano com intuito de me especializar ainda mais na alimentação saudável, para poder dar resposta a dietas específicas ou restrições alimentares. Atualmente somos uma equipa de 9 elementos especialistas em alimentação saudável.

A maternidade teve alguma influência na criação do projecto?
Foi a maternidade que criou esta necessidade.

Como concilia a vida profissional como a vida pessoal?
Com uma agenda (ahahahaha) sou muito organizada e metódica! Os meus dias são organizados ao minuto! Sou só eu e o meu marido, não temos ajudas. Está tudo calculado ao pormenor! Tivemos de mudar para uma casa mesmo ao lado dos restaurantes, o ATL do miúdos também é na mesma rua, as escolas também são muito perto. Os restaurantes só abrem de segunda a sexta das 7 às 17. O meu dia começa por norma às 6.30, depois as 8.15 vou levar a Matilde à escola, o Santiago vai com o pai as 9.00, durante a manhã divido-me entre os 2 restaurantes, os almoços costumo fazer 1 semana num, 1 semana noutro, também há entregas para fazer, bancos, fornecedores... às 15.15 vou buscar o Santiago à escola e levo-o ao ATL, à tarde vou às compras, depois vou buscar a Matilde à escola e ficam no ATL até as 18.30, depois vamos todos para o CrossFit, às 20.00 voltamos todos para casa... banhos, jantar e preparar mochilas para o dia seguinte... às 21.30 dá o Vitinho... e de segunda a sexta é assim milimetricamente... sábado e domingo não há horários, nem telemóveis, nem compromissos, nem prisões... fazemos aquilo que nos apetece e à hora que nos apetece!
Não é fácil! Mas também se fosse, não era para mim!

Como têm evoluído o projecto?
Tem crescido de forma sustentada! A maior dificuldade que tenho é a gestão dos recursos humanos, é terrível! De resto, sinto-me muito orgulhosa onde cheguei! É um projeto muito gratificante! Sinto-me realizada!

O que mais gosta do seu negócio?
O que mais gosto sem duvida é a minha liberdade! Poder ter o controlo da minha vida! E poder ajudar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável! O reconhecimento e agradecimento da parte dos clientes é altamente gratificante!

Se voltasse atrás faria tudo de novo ou alteraria alguma coisa, das suas opções e escolhas profissionais?
Não tenho por hábito pensar muito no passado, olhar para trás... mas acredito que nada acontece por acaso, sou feliz onde estou agora, por isso, penso que teria de fazer tudo como fiz para chegar aqui e sentir o que sinto... claro que nem sempre fiz as escolhas mais acertadas, mas todas elas me ajudaram a chegar aqui e a ser quem sou! Não me posso arrepender de nada!

Perspectivas para o futuro?
Quero continuar a especializar-me cada vez mais nesta área da alimentação saudável. Quero chegar a mais pessoas... Tenho muitas expectativas para este novo ano e acredito que continuaremos a crescer e a ajudar cada vez mais pessoas a serem mais saudáveis!

Perspectivas pessoais para o futuro?
Quero ter mais tempo para viajar, para ser mãe e para mim própria! Gostava de investir mais tempo na minha formação, há tanta coisa que gostava de aprender... Mas acima de tudo quero ser melhor mãe, melhor mulher... melhor pessoa!

Como divulga o negócio?
Para a divulgação do meu negócio utilizo bastante as redes sociais.

O que diferencia o seu negócio dos restantes no mercado?
O que diferencia o meu negócio dos restantes do mercado é a nossa especialização na alimentação saudável, a oferta de produtos diferenciados e únicos! A variedade e qualidade do nosso serviço! Tudo o que fazemos, é feito com amor!

Mensagem para quem ainda não conheça a Cantina dos Sabores e o Santagula.
Convido quem ainda não nos conhece a vir conhecer-nos e a experimentar as nossas refeições e constatar que é possível comer de forma saudável sem perder todo o sabor!

Objectivos para o futuro?
Gostava muito de criar um blogue para poder registar a minha pegada... tenho mesmo muitas coisas para dizer (ahahaha)

E para finalizar um conselho para quem tem um projecto de negócio na gaveta?
A vida é curta de mais para adiar os sonhos! Não há nada mais importante do que encontrarmos a nossa “estrada”... quando fazemos aquilo que gostamos, não temos de trabalhar um único dia da nossa vida! Tenho a certeza que o melhor exemplo que podemos dar aos nossos filhos é termos a coragem de fazermos aquilo que nos faz feliz!


Muito obrigada pela partilha, Luísa. Adoramos conhecer-te melhor.

Podem acompanhar os restaurantes da Luísa através das redes sociais: 
Cantina dos Sabores - facebook e Instagram
Santagula - facebook e Instagram