Sofia Rebocho



Alentejana “de gema”, nascida e criada em Reguengos de Monsaraz, pelos melhores pais do mundo, mudei-me para Lisboa aos 18 anos para tirar a licenciatura em Cardiopneumologia. Em Lisboa, cidade pela qual sou apaixonada, e na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, encontrei a minha segunda casa.
Depois de uma vida académica “bem vivida”, ou não fosse eu da terra do vinho, regressei ao Alentejo em 2006 para trabalhar na área que nunca pensei seguir: estudos do sono. Era na altura uma área pouco explorada em Portugal, onde não trabalhava muita gente e pela qual fui adquirindo um gosto imenso, tornando-se o foco principal do meu trabalho.

Foi depois de me inscrever no Mestrado em “Ciências do Sono” na Faculdade de Medicina de Lisboa, com a maior especialista de sono em Portugal, a Professora Teresa Paiva, que a minha vida voltou a dar uma volta. Não só em termos profissionais, onde acabei a trabalhar na sua clínica, CENC- Centro de Sono, como coordenadora técnica do laboratório de sono; mas também a nível pessoal, onde reencontrei um colega de faculdade, que acabou em 2013 como meu marido. Nesse ano demos ainda as boas vindas ao  “Atum”, o nosso irrequieto labrador.

Em 2014, completei a certificação de Expert Somnologist Technologist pela European Sleep Research Society (ESRS), na Estónia.    O gosto pela área do sono pediátrico sempre esteve presente, mas o interesse aumentou com a chegada da nossa filha em 2017. Ser mãe está a ser o melhor e mais desafiante papel da minha vida!

Mais em: